Aprendi com o tempo que juventude e experiência dão equilíbrio à comunicação. Anos atrás, quando a palavra startup era sinônimo de criatividade, empreendedorismo e sucesso, e em geral gente jovem e descolada parecia ganhar milhões com ideias simples, mas que ninguém havia tido, um cliente da área de RH resolveu lançar uma startup no segmento…
“Fale mal, mas fale de mim.” O cantor e compositor Ataulfo Alves que me perdoe, mas se na música isso funciona, em comunicação corporativa essa máxima não prospera. Cuidar da reputação não custa caro e pode trazer muitos benefícios, porque nenhuma empresa está imune a erros, mas leva vantagem aquela que conseguir mais rápido e…
Comunicação sem conteúdo é corpo sem alma, bombom sem recheio, pastel de vento. Se um dia houve a certeza de que um jornalista iria publicar a pauta do seu cliente sem esforço, publicar por publicar, já faz tempo que o cenário vem mudando para as assessorias de imprensa. Sem conteúdo de qualidade não há mais…
Assessoria de imprensa faz o que mesmo? Desde os primórdios, até hoje em dia, o título acima consiste na dúvida que paira sobre a cabeça de alguns clientes que contratam uma coisa, mas querem outra, sem saber que precisam de algo totalmente diferente. Essa confusão ocorre com frequência entre publicidade e assessoria de imprensa, e…
Nos anos 90, quando me formei em Comunicação Social, os futuristas previam: o rádio estava fadado a morrer, o jornal impresso contava os dias para o fim e quem trabalhava em assessoria de imprensa não era jornalista. Muito tempo depois, os cenários mudaram. Esses veículos estão por aí, cumprindo seus importantes papéis e, quando bem…
É tropeçando que se vai longe. Ditados populares, ainda melhor quando misturados, sempre têm muito a dizer, seja a profissionais da área de comunicação, seja a clientes ou empreendedores. Ao longo desses meses de pandemia, vi muitos empresários preocupados, desesperados, pois viram seus negócios derreterem e o faturamento evaporar. Mas qual o motivo de…