Artigo #1 – A crise é o momento de comunicar

É tropeçando que se vai longe. Ditados populares, ainda melhor quando misturados, sempre têm muito a dizer, seja a profissionais da área de comunicação, seja a clientes ou empreendedores.

 

Ao longo desses meses de pandemia, vi muitos empresários preocupados, desesperados, pois viram seus negócios derreterem e o faturamento evaporar. Mas qual o motivo de alguns terem ficado para trás, enquanto outros, ainda que devagar, continuaram em frente?

 

Em minha humilde percepção e com a experiência de mais de 20 anos em comunicação corporativa posso afirmar: a comunicação fez, sim, a diferença para os que estão sobrevivendo, mesmo que tenham ficado de portas fechadas.

 

Como consumidores, nós nunca esqueceremos de quem nos ouviu e nos atendeu bem, ainda que em uma crise como a que estamos passando, sem precedentes. Só que para chegar a esse ponto havia uma ferramenta, um aplicativo, um site, um post na rede social, ou seja, uma forma de se comunicar com o seu cliente, anterior à crise.

 

Quem não dava a mínima até então para manter um canal digital com seus clientes, hoje está molhando a máscara com lágrimas. Esses que resistiram, encastelados em seu mundo analógico, viram tudo virar do avesso em poucos meses. E pensaram: e agora, como vou vender?

 

Se há um lado bom nessa crise multifacetas que estamos vivendo (saúde, economia, política) foi ter obrigado muita gente a abrir suas mentes.

 

O mercadinho da esquina, que publica suas novidades no Instagram, agora recebe o seu pedido pelo Whatsapp, entrega com hora marcada e recebe pelo aplicativo do seu celular. Não é mais ficção científica, nem algo fora da capacidade financeira de um pequeno negócio. É tecnologia, estratégia e conteúdo.

 

E por trás desse conteúdo, quem é que está mesmo? Sim, um jornalista, que busca a informação e desenvolve a mensagem adequada ao seu público.

 

Por tudo isso, não espere a próxima crise para se comunicar melhor. Mostre ao seu cliente que você está pensando nele e que sabe como atender suas necessidades, até mesmo aquelas que ele nem conhece ainda.

 

Seja como aquele aplicativo de entrega de comida que sempre manda os lembretes em horários próximos ao almoço. Se quando você recebe a notificação ainda não está com fome, acaba ficando!

 

Thais Abrahão é jornalista e proprietária da Presstalk Comunicação

 

Quer falar com o seu cliente? Fale primeiro com a gente: contato@presstalk.com.br.

 

JUL/20

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