Artigo # 4 – Conteúdo de qualidade como estratégia

Comunicação sem conteúdo é corpo sem alma, bombom sem recheio, pastel de vento. Se um dia houve a certeza de que um jornalista iria publicar a pauta do seu cliente sem esforço, publicar por publicar, já faz tempo que o cenário vem mudando para as assessorias de imprensa. Sem conteúdo de qualidade não há mais assessoria de comunicação.

 

Uma pauta longa, sem dados concretos e sem conteúdo útil para a sociedade (não apenas para o seu cliente) tem um destino mais que certo: a caixa de SPAM do jornalista.

 

Não à toa, a máxima do bom release, de informar o que interessa no primeiro parágrafo, ainda sobrevive. Só mudou do papel para a tela do computador. Com tantas mensagens que recebemos diariamente, quem não sai correndo ao ver e-mails intermináveis? Dá aquela preguiça.

 

A pandemia veio também para sacramentar essa mudança de postura e a busca de outros caminhos, que não passam mais pelo follow up pelo telefone, já que muita gente está em home office, a não ser que você tenha o celular pessoal de todos os seus contatos, o que é pouco provável.

 

Então, como uma boa assessoria de imprensa deve agir para manter o interesse no que produz e divulga? Uma resposta pode estar no conteúdo de qualidade. Dentre os cursos que fiz nos últimos anos, ouvi de um especialista que os grandes veículos de comunicação como conhecemos não devem ser mais o nosso principal foco. Com as redes sociais, “o cliente passou a ser o veículo”. E por isso, nós, assessores de imprensa, mas acima de tudo jornalistas, precisamos manter a fome de conteúdo!

 

Isso significa que o cliente do seu cliente deve vê-lo também como fonte confiável de informação. Ele produz comida saudável? Forneça ao seu público, por meio de um blog ou mídia social, o que há de mais interessante relacionado ao assunto, para que ele não precise buscar em outras fontes.

 

É um médico, especializado em cuidados paliativos? Faça com que as pessoas saibam o que ele faz, que ainda é pouco difundido no Brasil, embora de grande importância para a qualidade de vida dos pacientes.

 

Sem desmerecer os demais profissionais, aí é que entram os especialistas, os jornalistas, produzindo esse conteúdo de qualidade, informativo e focado no público de interesse. Não vale repetir 17 vezes o nome do cliente no texto, mas de forma sutil é possível, sim, fixar a marca e os diferenciais dele na memória do público.

 

Se você ou sua empresa estão precisando de um conteúdo de qualidade e que faz a diferença, fale com a gente: imprensa@presstalk.com.br. Ou clique aqui e saiba onde aparecem nossos clientes.

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