Energia limpa reduz custos de supermercados com eletricidade em até 25%

SÃO PAULO, AGOSTO de 2023 – A energia elétrica significa um custo de até 2% do faturamento de um supermercado, em razão dos inúmeros equipamentos utilizados na operação que apresentam alto consumo, principalmente os de refrigeração e climatização.

 

Uma alternativa para diminuir essa despesa é o uso de energia solar fotovoltaica, que já se tornou a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), alcançando 11,6% da capacidade nacional.

 

Além de ajudar estabelecimentos como supermercados a economizar, a energia solar fotovoltaica também é limpa. Ainda de acordo com a Absolar, desde 2012, essa forma de geração de energia evitou a emissão de 33,3 milhões de toneladas de CO².

 

Nesse sentido, pensando em facilitar o acesso dos estabelecimentos do varejo alimentício a essa tecnologia, o Sincovaga-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo) e a Pontoon Clean Tech, empresa que atua na geração de energia elétrica renovável (fotovoltaica) e comercialização de energia (atacado e varejo), fizeram uma parceria para auxiliar as empresas a avaliar a viabilidade de se acessar o mercado livre de energia, o que pode gerar uma economia entre 10% e 25%.

 

“A solução para os clientes varejistas consiste na migração do mercado cativo (proveniente hoje de distribuidoras de energia local) para o mercado livre, usando energia renovável (fotovoltaica)”, explica o engenheiro Glauber Almeida, diretor de Desenvolvimento e Gestão de Negócios da Pontoon Clean Tech.

 

“Trata-se de um ambiente em que as partes (gerador e consumidor) podem negociar e contratar livremente as condições comerciais de fornecimento”, reforça.

 

Contudo, segundo o especialista, a migração traz benefícios aos consumidores que vão além da economia.

 

“O risco de falta de energia é nulo, pois estará interligado no mesmo sistema de distribuição local atual (ENEL, no caso de São Paulo), o desconto permanente está garantido, independentemente da variação de consumo e há ainda a relevante contribuição para o meio ambiente, agregando valor institucional à empresa”, afirma.

 

Benefícios também para os clientes

A migração também possibilita que as empresas, essencialmente supermercados, possam no futuro agregar na solução carregadores elétricos para oferecer aos seus clientes e parceiros que possuem veículos com essa tecnologia, contribuindo para estimular essa demanda no Brasil.

 

O processo de avaliação consiste em analisar a fatura de energia da empresa, que obrigatoriamente precisa estar no Grupo A (estabelecimentos comerciais de grande porte) e apresentar um consumo mínimo de R$ 25.000,00.

 

Neste caso, se houver mais de uma unidade (filiais) é possível somar os valores de todas as elas, desde que a raiz (Matriz do CNPJ) seja a mesma.

 

A Pontoon Clean Tech fará sem compromisso e sem custo a análise de viabilidade para as empresas do varejo de alimentos que desejarem ingressar no mercado livre de energia.

 

Mais informações pelo e-mail: carla.santana@pontoon.tech ou pelos telefones (11) 3335-1100 e (11) 99482-2320.

_______________________________________________________________

Mais informações:

Presstalk Comunicação Corporativa – Assessoria de imprensa do Sincovaga-SP

Thais Abrahão (thais@presstalk.com.br) – (11) 9 9900-8402 / (11) 3061-2263 e Rosana Monteiro – (rosana@presstalk.com.br) – (11) 3062-0843

 

Compartilhe

Assessoria de imprensa, geração de conteudo, Imprensa, assessoria, divulgação, Mídia, imagem,Thais Presstalk: Comunicação, conteúdo, público, engajamento, credibilidade, prestígio, media training em São Paulo

Agencia Veropress, Thais Abrahão, Comunicar gera mudanças: de atitude, de opinião, de hábitos, de rota, de humor, de planos, de postura. Quer lançar um produto inovador, divulgar uma ideia ou acontecimento, informar a sociedade sobre um fato, engajar o público em torno de um tema por meio da imprensa? Nós temos conhecimento e experiência para transformar expectativa em resultado concreto, de forma ética, efetiva e transparente.

PressTalk* News

Receba informações do nosso feed de notícias.