Veja aqui outros releases de nossos clientes

Reciclus

RECICLUS

Criançada aprende brincando sobre a evolução da iluminação no Escape Kids Gênios

SÃO PAULO, JULHO de 2022 – Se hoje a lâmpada é algo tão presente em nossas vidas, em 1879 ela revolucionou a humanidade, fruto do conhecimento do seu criador. Ensinar crianças a partir de 9 anos de forma lúdica sobre a evolução da iluminação e o inventor da lâmpada é o objetivo do Escape Kids Gênios, que acaba de inaugurar a sala Thomas Edison e o Museu da Lâmpada.

 

O local, que fica em São Bernardo do Campo (SP), mistura diversão, aprendizado, games, cultura e aventura em salas tematizadas para jogos de fuga e coloca dentro dos seus jogos a história de cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da humanidade. Na sala Albert Einstein é possível conhecer um pouco da vida e da trajetória do gênio. Na Sala Radioativa, a homenagem é para Marie Curie, descobridora dos elementos químicos Rádio e Polônio, primeira mulher a receber o Prêmio Nobel.

 

Os jogos são baseados em fatos reais e trazem equipamentos da época, curiosidades e várias atividades relacionadas ao currículo escolar. Na nova sala Thomas Edison, o jogo se passa dentro do Museu da Lâmpada, onde um monitor vai acompanhando os participantes e passando informações sobre toda a evolução da iluminação e seus principais inventos. Com base nessas pistas, eles precisam descobrir a saída.

 

Ao final, após aprender sobre a evolução tecnológica da lâmpada, os participantes recebem “A Cartilha do Bem”, criada pela ABES-SP em parceria com a Reciclus, que fala sobre a importância da destinação ambientalmente correta desses materiais, e também conhecem o coletor de lâmpadas Reciclus, além do passo a passo da reciclagem.

 

A Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) é a entidade gestora responsável pela coleta e destinação correta de lâmpadas no país, que já recolheu mais de 23 milhões de unidades, e é parceira da Escape Kids Gênios nesta ação educacional.

 

Mais informações: https://www.escapekids.com.br/

 

Sobre a Reciclus

 

A Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 107 empresas associadas e pontos de coleta em 710 cidades do país.

 

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

 

Mais informações: www.reciclus.org.br

_______________________________________________________________

Mais informações: Assessoria de imprensa da RECICLUS

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

 

 

Livro digital fala de logística reversa de lâmpadas para crianças

SÃO PAULO, AGOSTO de 2021 – A fim de sensibilizar as crianças sobre a educação ambiental, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos responsável pela gestão da logística reversa de lâmpadas no país, fez uma parceria com a Escola Games, o maior portal de jogos educativos do Brasil, para criar o livro digital “Amigos do Meio Ambiente” e o quebra-cabeças digital “O caminho da lâmpada”.

 

Uma lâmpada que queima e deixa o quarto no escuro, interrompendo a brincadeira é o ponto de partida do livro “Amigos do Meio Ambiente”, escrito por Bob Green e ilustrado por Jarbas Domingos, que oferece a opção de ser lido pela própria criança ou ouvido.

 

O livro conta a história de um menino que acompanha o pai até a loja de material de construção para comprar lâmpadas, e fica conhecendo as de led, que são mais econômicas, eficientes e amigas do meio ambiente, pois não contêm mercúrio. Depois de trocar todas as lâmpadas da casa, a família vai ao supermercado e as descarta em um coletor Reciclus.

 

Já o quebra-cabeças digital “O caminho da lâmpada”, desenvolvido para crianças de 6 a 9 anos de idade, é dividido em oito telas, que falam sobre a importância das lâmpadas nas nossas vidas, o perigo de descartá-las na natureza, em razão do mercúrio, e como fazer o descarte correto, utilizando os coletores Reciclus.

 

A atividade aborda também a coleta seletiva e o cuidado necessário para se buscar um coletor específico para as lâmpadas usadas.

 

O quebra-cabeças mostra ainda a separação dos materiais no processo da logística reversa de lâmpadas, da reciclagem ao reaproveitamento de parte dos resíduos, que voltam a ser usados pela indústria. Dessa forma, não são retiradas mais matérias-primas da natureza.

 

Por fim, é destacada a responsabilidade de todos na preservação da natureza e na reciclagem do máximo possível de materiais.

 

Falar sobre logística reversa de lâmpadas para crianças é um desafio para o qual o parceiro da Reciclus nessa iniciativa, a Escola Games, está preparado. Com mais de 115 atividades lúdicas gratuitas disponíveis no portal e uma média de 500 mil visitantes únicos por mês, o foco do Escola Games é o aluno do ensino fundamental.

 

“Quem incentiva as crianças a usarem o site são os professores, que utilizam as atividades em sala de aula e como tarefa de casa. O material tem desenhos lúdicos, áudio e locuções, além de passar pelo crivo de pedagogos, e pode ser acessado por computadores, tablets e celulares”, afirma Leopoldo Xavier, gerente de projetos da Escola Games.

 

Reciclus na Escola

A parceria com a Escola Games amplia as ações educativas da Reciclus voltadas aos consumidores do futuro. Recentemente, a Associação lançou o programa Reciclus na Escola, com o objetivo de oferecer gratuitamente materiais educativos sobre a importância de reciclar lâmpadas para escolas de ensino fundamental e/ou médio, públicas e privadas.

 

Inicialmente, o foco do programa será digital, disponibilizando vídeo aula e material de apoio com exercícios para que o professor utilize em sala de aula, um voltado aos alunos do ensino fundamental e outro para alunos do ensino médio. Ao ministrar as aulas sobre logística reversa de lâmpadas utilizando esses conteúdos, a escola receberá um selo e um certificado. A equipe da Reciclus está disponível também para ações de conscientização nas próprias escolas, mediante agendamento.

 

Para ter acesso aos vídeos é necessário entrar em contato pelo e-mail marketing@reciclus.org.br ou pelo telefone (Whatsapp): (11) 5199-8303, e assinar um Termo de Cooperação, que garante que o conteúdo será ministrado e a propriedade intelectual do material será preservada.

 

Nessa primeira fase, a Reciclus conta com a parceria do professor Samuel Cunha, um dos maiores youtubers de Biologia da atualidade. Samuel é biólogo e mestre em Parasitologia. É responsável atualmente pelo canal no Youtube “Biologia com Samuel Cunha”, onde contribui para a formação de estudantes de todo o país, com mais de 550 mil inscritos e 25 milhões de visualizações, trazendo conteúdos gratuitos e exclusivos sobre Biologia.

 

Dentro do programa Reciclus na Escola, a ideia da Associação é expandir as ações, com a criação de outros materiais exclusivos, voltados a educadores, que serão lançados em breve, como história em quadrinhos, livro de colorir, cartilha de educação ambiental, entre outros.

_______________________________________________________________

Mais informações:

Assessoria de imprensa da RECICLUS

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Reciclus disponibiliza coletores de lâmpadas para ecopontos

SÃO PAULO, AGOSTO de 2021 – Desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída no Brasil, ficou claro que a responsabilidade pela destinação final ambientalmente adequada de alguns materiais, como as lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição, deve ser compartilhada por fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder público, por meio, por exemplo, da instalação de coletores de lâmpadas em ecopontos.

 

Um exemplo de proximidade com os consumidores são os ecopontos, instalados por prefeituras municipais ou secretarias de Meio Ambiente em diversas cidades do País, que pela conveniência e praticidade ganham papel fundamental na logística reversa de lâmpadas.

 

Com o objetivo de estimular o descarte correto desses materiais, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos responsável pela gestão do processo no País, implantou pontos de coleta em ecopontos de 29 municípios em oito estados (Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e vai disponibilizar gratuitamente mais coletores, para regiões pré-determinadas pelo Acordo Setorial.

 

Qualquer município pode ter um coletor Reciclus gratuitamente e recebe da Associação todo o suporte necessário para instalação e solicitações de coleta. Ter um coletor Reciclus no ecoponto facilita o descarte pelos consumidores e contribui para criar no público uma maior consciência ambiental.

 

Sem contar que, ao descartar as lâmpadas usadas nesses coletores, ao invés de jogar no lixo comum, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta, por meio de recicladores homologados.

 

Atualmente, a Reciclus conta com 2.761 pontos de coleta em 587 municípios de todas as regiões do País, e quer ampliar sua atuação. Desde 2017, em todo o Brasil, a Reciclus já deu a destinação correta a mais de 16 milhões de lâmpadas.

 

As prefeituras interessadas em aderir ao programa Reciclus e implementar coletores de lâmpadas em ecopontos podem entrar em contato pelo telefone (11) 98469-1113, ou pelo e-mail reciclus@reciclus.org.br.

 

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

 

Sobre a RECICLUS

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 91 empresas associadas que financiam a operação. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

 

Mais informações: www.reciclus.org.br

_______________________________________________________________

Mais informações: Assessoria de imprensa da RECICLUS

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Reciclus na Escola aproxima as crianças da logística reversa

SÃO PAULO, JULHO de 2021 – Para levar ao conhecimento do público infantil e juvenil os conceitos de reciclagem e logística reversa, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos responsável pela gestão da logística reversa de lâmpadas no país, lança o programa Reciclus na Escola, com o objetivo de oferecer gratuitamente materiais educativos sobre a importância de reciclar lâmpadas para escolas de ensino fundamental e/ou médio, públicas e privadas.

 

Inicialmente, o foco do programa será digital, disponibilizando vídeo aula e material de apoio com exercícios para que o professor utilize em sala de aula, um voltado aos alunos do ensino fundamental e outro para alunos do ensino médio. Ao ministrar as aulas utilizando esses conteúdos, a escola receberá um selo e um certificado. A equipe da Reciclus está disponível também para ações de conscientização nas próprias escolas, mediante agendamento.

 

Para ter acesso aos vídeos é necessário entrar em contato pelo e-mail marketing@reciclus.org.br ou pelo telefone (Whatsapp): (11) 5199-8303, e assinar um Termo de Cooperação, que garante que o conteúdo será ministrado e a propriedade intelectual do material será preservada.

 

Nessa primeira fase, a Reciclus conta com a parceria do professor Samuel Cunha, um dos maiores youtubers de Biologia da atualidade. Samuel é biólogo e mestre em Parasitologia. É responsável atualmente pelo canal no Youtube “Biologia com Samuel Cunha”, onde contribui para a formação de estudantes de todo o país, com mais de 550 mil inscritos e 25 milhões de visualizações, trazendo conteúdos gratuitos e exclusivos sobre Biologia.

 

Dentro do programa de educação ambiental Reciclus na Escola, a ideia da Associação é expandir as ações, com a criação de outros materiais exclusivos, voltados a educadores, que serão lançados em breve, como história em quadrinhos, livro de colorir, cartilha de educação ambiental, entre outros.

_______________________________________________________________

Mais informações:

Assessoria de imprensa da RECICLUS

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Drive-thru sustentável recebe resíduos eletrônicos e lâmpadas

SANTO ANDRÉ, MAIO de 2021 – Para comemorar o Mês do Meio Ambiente, o Paço Municipal de Santo André recebe nos dias 4 e 5 de junho a segunda edição do “Drive-thru sustentável” para descarte de resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias usadas. A novidade desta edição é que os moradores poderão também realizar o descarte de lâmpadas fluorescentes pós-uso.

 

A ação é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), pela Green Eletron e pela Reciclus, entidades gestoras sem fins lucrativos da logística reversa, respectivamente, de eletroeletrônicos e pilhas e de lâmpadas no Brasil, com o objetivo de fomentar a reciclagem correta destes resíduos, sensibilizando a população.

 

Os munícipes poderão descartar seus produtos elétricos e eletrônicos de uso doméstico que já não possuam mais utilidade, como celulares, computadores, cabos, impressoras, eletrodomésticos e eletroportáteis em geral, ferramentas elétricas, além de pilhas e baterias usadas e lâmpadas pós-uso.

 

Como no ano passado, o formato drive-thru foi adotado em razão da pandemia do novo coronavírus e os moradores não precisarão sair do carro para fazer a entrega. A primeira edição do drive-thru sustentável recebeu mais de 600 moradores no ponto de coleta especial, totalizando 8 toneladas de equipamentos eletrônicos destinados à reciclagem. Devido ao sucesso, o Semasa decidiu repetir a ação com a parceria da Reciclus, para que os munícipes possam também descartar suas lâmpadas.

 

O ponto de coleta ficará localizado na baia de táxis, em frente à sede da OAB (Avenida Portugal, 233, Centro, Santo André) e funcionará nos dois dias, das 9h às 16h. Além desse ponto temporário, Santo André conta hoje com outros nove coletores de eletroeletrônicos fixos (encontre o mais próximo de você aqui), disponibilizados pela Green Eletron, além de 14 pontos de coleta de lâmpadas, disponibilizados pela Reciclus (encontre o mais próximo de você aqui).

 

Em Santo André, além dos postos de coleta da Green Eletron, o Semasa também recebe resíduos eletroeletrônicos para descarte nas 21 Estações de Coleta da autarquia. A relação completa dos ecopontos está disponível em http://bit.ly/EstacoesColeta.

 

Serviço

Drive-thru sustentável

Data: 4 e 5 de junho de 2021

Horário: das 9h às 16h

Local: Av. Portugal, 233, Centro, Santo André/SP. (baia de táxis, em frente à sede da OAB)

_______________________________________________________________

Mais informações:

Assessoria de imprensa da RECICLUS

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Reciclus inicia coleta de lâmpadas gratuita em condomínios

SÃO PAULO, ABRIL de 2021 – Se você é consumidor doméstico e mora em condomínio, já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas, depois que elas queimam? As lâmpadas que possuem mercúrio, por exemplo, demandam um fluxo específico na coleta e destinação final, e o seu descarte incorreto, no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

 

Com o objetivo de facilitar esse descarte, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) passa a realizar gratuitamente a coleta desses resíduos em condomínios, nos principais municípios do Brasil, a fim de garantir o transporte e a destinação ambientalmente correta, por meio de recicladores homologados.

 

Basta que o condomínio tenha um coletor adequado e um local protegido conforme instruções passadas pela Organização, e assine um Termo de Cooperação com a Reciclus. Quando o coletor apresentar um volume acima de 80%, basta entrar em contato e a transportadora retira as lâmpadas gratuitamente.

 

Além de significar uma comodidade aos moradores dos condomínios, que não precisam se deslocar aos pontos de coleta Reciclus, ao descartar suas lâmpadas usadas nesses coletores, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta.

 

Para verificar a disponibilidade de coleta em sua região e saber mais sobre a coleta Reciclus em condomínios, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (11) 98469-1113.

 

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo de logística reversa, seguindo um modelo de operação autossustentável.

 

Atualmente, a Reciclus conta com mais de 2.000 pontos de coleta em 454 municípios de todas as regiões do País, em sua maioria estabelecimentos comerciais, e quer ampliar sua abrangência. Desde 2017, a Associação já coletou mais de 1,8 milhões de quilos de lâmpadas usadas, totalizando 12,6 milhões de unidades.

 

Sobre a RECICLUS

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 88 empresas associadas que financiam a operação. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

 

Mais informações: www.reciclus.org.br

_______________________________________________________________

Mais informações: Assessoria de imprensa da RECICLUS

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Lâmpadas fluorescentes: saiba onde descartar em Florianópolis (SC)

Se você é consumidor doméstico, já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes, depois que elas queimam? Essas lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

 

Com a finalidade de realizar a coleta e a destinação ambientalmente correta desses resíduos, o programa da Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) disponibiliza em Florianópolis (SC) um total de 19 pontos de coleta, a fim de cumprir com a determinação do Acordo Setorial.

 

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

 

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

 

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Não há limite para descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico.

 

Desde 2108, já foram recolhidos pela Reciclus em Florianópolis (SC) 16.299 kg de lâmpadas fluorescentes pós-uso, o que totaliza 111.525 unidades.

 

Conheça os 19 pontos Reciclus instalados em Florianópolis:

 

Balaroti – Rodovia José Carlos Daux, 2.684, Monte Verde, Florianópolis/SC.

BIG – Av. Madre Benvenuta, 687, loja 11, Santa Monica, Florianópolis/SC.

Bistek – Rua João Cândido Jacques, 49, Costeira do Pirajubaé, Florianópolis/SC.

Brasil Atacadista – Rodovia Armando Calil Bulos, 5.890, Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis/SC.

Hiper Selec – Rod. Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 2.797, Rio Tavares, Florianópolis/SC.

Imperatriz – Avenida das Nações, 192, Canasvieiras, Florianópolis/SC.

Imperatriz – Av. Engenheiro Max de Souza, 740, Coqueiros, Florianópolis/SC.

Imperatriz – Rodovia Jornalista Maurício Sirotsky Sobrinho, 5.451, Jurerê, Florianópolis/SC.

Imperatriz – Avenida Mauro Ramos, 982, Mauro Ramos, Florianópolis/SC.

Imperatriz – Rua João Pio Duarte da Silva, 1.623, Córrego Grande, Florianópolis/SC.

Imperatriz – Rodovia Virgílio Várzea, 587, Monte Verde, Florianópolis/SC.

Imperatriz – R. General Liberato Bittencourt, 1.885, Estreito, Florianópolis/SC.

Imperatriz Gourmet – Rua Bocaiuva, 2.468, Centro, Florianópolis/SC.

Imperatriz Gourmet – Avenida Professor Othon Gama D’ Eça, 771, Centro, Florianópolis/SC.

Makro – Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 469, Estreito, Florianópolis/SC.

Ok Supermercado – R. Waldemar Ouriques, 19, Capoeiras, Florianópolis/SC.

Santa Rita – Rodovia SC 401, Km 5, 4.910, Saco Grande, Florianópolis/SC.

Santa Rita – Rua Dr. Fúlvio Aducci, 1.028, Estreito, Florianópolis/SC.

Stecanela – Rua Lauro Linhares, 357, Trindade, Florianópolis/SC.

 

Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse: https://reciclus.org.br/lista-de-pontos-de-coleta/

 

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

 

Sobre a RECICLUS

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 90 empresas associadas. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

 

Mais informações: www.reciclus.org.br ou pelo telefone (11) 5083-0124.

_______________________________________________________________

Mais informações: Assessoria de imprensa da RECICLUS – PRESSTALK

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

 

 

 

 

 

Logística reversa de lâmpadas cresce na Baixada Santista

Logística reversa de lâmpadas é uma iniciativa de sustentabilidade que chegou para ficar. Se você é consumidor doméstico, já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes, depois que elas queimam? Essas lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

Com a finalidade de realizar a coleta e a destinação ambientalmente correta desses resíduos, o programa da Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) disponibiliza na Baixa Santista um total de 49 pontos de coleta em 9 cidades, sendo 1 coletor em Bertioga, 6 em Cubatão, 6 no Guarujá, 3 em Itanhaém, 3 em Mongaguá, 3 em Peruíbe, 7 em Praia Grande, 13 em Santos e 6 em São Vicente, a fim de cumprir com a determinação do Acordo Setorial.

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

A iniciativa da logística reversa de lâmpadas envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Não há limite para descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico.

 

A cidade recordista na destinação correta de lâmpadas fluorescentes usadas é Santos, com 6.659 kg recolhidos desde 2018, seguida por Guarujá (1.496 kg), São Vicente (1.016 kg), Itanhaém (989 kg), Praia Grande (774 kg), Bertioga (438 kg), Mongaguá (93 kg), Cubatão (66 kg). Ao todo, a Reciclus já deu destinação correta a 11,5 toneladas de lâmpadas na Baixada Santista, totalizando 78.907 unidades.

 

Conheça os 49 pontos Reciclus instalados na Baixada Santista:

 

Dicico – Avenida Marginal, nº 10.001, Centro, Bertioga/SP.

Dicico – Avenida Nove de Abril, nº 3.400, Vila Nova, Cubatão/SP.

Extra Avenida Nove de Abril, nº 2.376, Cubatão/SP.

Extra – Avenida Brasil, nº 170, Cubatão/SP.

Extra – Rua São Paulo, nº 370, Cubatão/SP.

Supermercado Krill – Av. Martins Fontes, 1.101, Cubatão/SP.

Supermercado Krill – Av. Joaquim Jorge Peralta, 166, Cubatão/SP.

Carrefour – Av. Dom Pedro I, nº 2.131, Jd. Belmar, Guarujá/SP.

Dicico – Av. Santos Dumont, nº 458, Sítio Paecara, Guarujá/SP.

Dicico – Av Dom Pedro I, nº 2.520, Cidade Atlântica, Guarujá/SP.

Dicico – Av. Adhemar de Barros, nº 1.531, Vila Santa Rosa, Guarujá/SP.

Elétrica Rondon – Av. dos Caiçaras, nº 1.763, Jd. Las Palmas, Guarujá/SP.

Elétrica Astúrias – Rua Dra. Esmeralda Mendes Policene, nº 03, Guarujá/SP.

Dicico – R. João Pedro Orsi, s/nº, lotes 117/120, Jd. Fazendinha, Itanhaém/SP.

Elétrica Ramiro – Rua Antônio Olívio de Araújo, nº 46, Centro, Itanhaém/SP.

Extra – Av. Rui Barbosa, nº 763, Centro, Itanhaém/SP.

Dicico – Rua Antonio Martins de Araújo, nº 100, Centro, Mongaguá/SP.

Extra – Rua Rui Barbosa, s/nº, Mongaguá/SP.

Extra – Avenida Getúlio Vargas, nº 300, Mongaguá/SP.

Supermercado Krill – R. Marina, 1.081, Mongaguá/SP.

Dicico – Avenida Padre Anchieta, nº 4.741, Três Marias, Peruíbe/SP.

Extra – Av. Padre Anchieta, nº 4.580, Balneário Três Marias, Peruíbe/SP.

Extra – Av. Padre Anchieta, nº 2.573, Jd. Ribamar, Peruíbe/SP.

Makro – Av. Ayrton Senna da Silva, nº 119, Sítio do Campo, Praia Grande/SP.

Extra – Av. Ayrton Senna da Silva, nº 1.511, Ancora A, Praia Grande/SP.

Carrefour – Av. Castelo Branco, nº 1.888, Guilhermina, Praia Grande/SP.

Dicico – Av. Pres. Kennedy, nº 1.876, Vl. Guilhermina, Praia Grande/SP.

Tenda – R. Sevério Fittipaldi, nº 150, Quietude, Praia Grande/SP.

Assaí – Av. Ayrton Senna da Silva, nº 1.511, Sítio do Campo, Praia Grande/SP.

Assaí – Av. Presidente Kennedy, nº 9.271, Mirim, Praia Grande/SP.

Makro – Av. Nossa Senhora de Fátima, nº 1.440, Chico de Paula, Santos/SP.

Extra – Avenida Ana Costa, nº 318/340, Gonzaga, Santos/SP.

Andra – Avenida Senador Feijó, nº 414, Vila Matias, Santos/SP.

Roldão – Rua Comendador Martins, nº 241, Vl. Mathias, Santos/SP.

Roldão – Rua João de Souza Lima, nº 35, Chico de Paula, Santos/SP.

Carrefour – R. Alexandre Martins, nº 80, Loja 43, Aparecida, Santos/SP.

Carrefour – R. Conselheiro Nébias, nº 802, Boqueirão, Santos/SP.

Voltluz – Av. Dr. Pedro Lessa, nº 993, Ponta da Praia, Santos/SP.

Dicico – R. Alexandre Martins, nº 80, Aparecida, Santos/SP.

Assaí – Av. Nossa Senhora de Fátima, 50, Saboó, Santos/SP.

Lojas Riachuelo – Rua Amador Bueno, nº 101, Centro, Santos/SP.

Lojas Riachuelo – R. Alexandre Martins, nº 80, Aparecida, Santos/SP.

Atacadão – Av. N. Senhora de Fátima, nº 298, Bairro Chico Paula, Santos/SP.

Carrefour – Av. Pref. José Monteiro, 1045, Jd. Independência, São Vicente/SP.

Dicico – Av. Pref. José Monteiro, 1045, Jd. Independência,  São Vicente/SP.

Assaí – Av. Antonio Emmerick, nº 245, Vila Cascatinha, São Vicente/SP.

Lojas Riachuelo – Rua Frei Gaspar, nº 365, Centro, São Vicente/SP.

Extra – Rua Frei Gaspar, nº 2.000, São Vicente/SP.

Extra- Avenida Marginal, nº 4.569, São Vicente/SP.

 

Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse: https://reciclus.org.br/lista-de-pontos-de-coleta/

 

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

 

Sobre a RECICLUS

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 74 empresas associadas. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

 

Mais informações: www.reciclus.org.br ou pelo telefone (11) 5083-0124.

_______________________________________________________________

Mais informações: Assessoria de imprensa da RECICLUS – PRESSTALK

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Saiba onde descartar lâmpadas fluorescentes usadas no Amazonas

SÃO PAULO, OUTUBRO de 2019 – Se você é consumidor doméstico, já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes, depois que elas queimam? Essas lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

Com a finalidade de realizar a coleta e a destinação ambientalmente correta desses resíduos, o programa da Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) disponibiliza no estado do Amazonas um total de 12 pontos de coleta, a fim de cumprir com a determinação do Acordo Setorial.

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Participam do programa Reciclus apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Não há limite para descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico.

Desde 2018, já foram coletados e descontaminados no Amazonas o total de 2.452 quilos de lâmpadas fluorescentes pós-uso.

 

Conheça os endereços dos coletores Reciclus no estado do Amazonas:

BA Elétrica – Av. Mario Ypiranga, 2.150, Pq. 10 de Novembro, Manaus/AM.

Carrefour – Av. Jornalista Humberto Calderaro Filho, 203, Adrianópolis, Manaus/AM.

Carrefour – Avenida Djalma Batista, 276, Flores, Manaus/AM.

Carrefour – Avenida Pedro Teixeira, 52, Dom Pedro, Manaus/AM.

Carrefour – Avenida Djalma Batista, 482, Chapada, Manaus/AM.

Casa das Correias – Avenida Rodrigo Otávio, 4.050, Japiim, Manaus/AM.

Lojas Riachuelo – Av Arquiteto José Henriques B. Rodrigues, 3.770, Monte das Oliveiras, Manaus/AM.

Lojas Riachuelo – Av. Autaz Miri, 6.100, São José Operários, Manaus/AM.

Makro – Avenida General Rodrigo Otávio, 900, Japiim, Manaus/AM.

Makro – Avenida Lourenço da Silva Braga, 1.640, Centro, Manaus/AM.

SV Instalações – Alameda Cosme Ferreira, 2.116, Coroado, Manaus/AM.

SV Instalações – R. Santos Dumont, 495, N. Sra. das Graças, Manaus/AM.

 

Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse: https://reciclus.org.br/lista-de-pontos-de-coleta/

 

A implantação dos pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes pós-uso segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

 

Sobre a RECICLUS

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 84 empresas associadas. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

 

Mais informações: www.reciclus.org.br ou pelo telefone (11) 5083-0124.

_______________________________________________________________

Mais informações: Assessoria de imprensa da RECICLUS – PRESSTALK

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Programa Reciclus participa da Feicon 2019

SÃO PAULO, ABRIL de 2019 – As lâmpadas fluorescentes possuem componentes que demandam um fluxo específico de coleta e destinação final de seus resíduos depois que elas queimam. Neste caso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

 

Com a finalidade de organizar e desenvolver a coleta e encaminhamento correto de lâmpadas fluorescentes, os principais produtores e importadores de lâmpadas do País criaram em 2015 a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização civil sem fins lucrativos que atua como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

 

Ser um parceiro da Reciclus traz inúmeros benefícios para o comércio. Além de atender a legislação vigente e contribuir para a diminuição dos impactos ambientais, se torna aliado a um projeto de sustentabilidade de nível nacional com ampla divulgação na mídia, ganha relevância frente à comunidade e aumenta o poder de atração de novos clientes.

 

Para demonstrar como o programa está funcionando em todo o País, a Reciclus participará, entre os dias 9 e 12 de abril de 2019, em São Paulo (SP), da Feicon Batimat 2019, no estande A045.

 

O público poderá saber mais sobre a logística reversa de lâmpadas fluorescentes e fazer a solicitação do Ponto de Coleta Reciclus para estabelecimentos sem custo em alguns minutos.

 

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista.

 

Sobre a RECICLUS

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa.

Atualmente conta com 74 empresas associadas. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

A Reciclus fechou 2018 com 1.387 pontos de entrega de lâmpadas, em 236 cidades, mas o número cresce a cada semana.

 

Mais informações e endereços dos pontos de coleta: www.reciclus.org.br ou pelo telefone (11) 5084-0769.

 

Siga a Reciclus nas redes sociais:

Facebook – @ReciclusOficial / Twitter – (@Reciclus)

_______________________________________________________________

Mais informações:

Assessoria de imprensa da RECICLUS

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402 e Rosana Monteiro – rosana@presstalk.com.br – (11) 9 9427-8407.

Saiba onde descartar lâmpadas fluorescentes usadas no Ceará

FORTALEZA, MARÇO de 2019 – Se você é consumidor doméstico, já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes, depois que elas queimam? Essas lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

Com a finalidade de realizar a coleta e a destinação ambientalmente correta desses resíduos, o programa da Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) disponibiliza no estado do Ceará um total de 32 pontos de coleta nas cidades de Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral.

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista.

A Reciclus disponibiliza atualmente 32 pontos de entrega de lâmpadas pós-uso no Ceará, nos seguintes endereços:

 

Atacadão – Rodovia Estruturante, s/nº, Caucaia/CE.

Casa Ferreira − Avenida Contorno Leste, nº 497, Nova Metrópole, Caucaia/CE.

Deprimeira − Avenida São Vicente de Paula, nº 633, Caucaia/CE.

Deprimeira − Avenida Dom Almeida Lustosa, nº 1.421, Caucaia/CE.

Deprimeira − Rua 337, nº 129, Caucaia/CE.

Deprimeira − Avenida Central, 121, Caucaia/CE.

Carrefour − Av. Godofredo Maciel, nº 3.190, Parangaba, Fortaleza/CE.

Leroy Merlin − R. Sebastião de Abreu, nº 600, Edson Queiroz, Fortaleza/CE.

Normatel − Av. Washington Soares, nº 1.500 – Loja 01, Edson de Queiroz, Fortaleza/CE.

Normatel – Av. Bezerra de Menezes, nº 788, São Gerardo, Fortaleza/CE.

Normatel − Av. Doutor Silas Munguba, nº 435, Parangaba, Fortaleza/CE.

Normatel − Av. Antonio Sales, nº 3.410, Cocó, Fortaleza/CE.

Normatel − Av. Santos Dumont, nº 3.870, Aldeota, Fortaleza/CE.

Makro – Av. Alberto Craveiro, nº 507, Dias Macedo, Fortaleza/CE.

Walmart – Av. José Bastos, nº 1.012, Rodolfo Teófilo, Fortaleza/CE.

Walmart – Av. Engenheiro Santana Júnior, nº 999, Papicu, Fortaleza/CE.

Mercadinhos São Luiz – Av. Oliveira Paiva, nº 170, Cidade dos Funcionários, Fortaleza/CE.

Mercadinhos São Luiz – Av. Santos Dumont, nº 5.625, Papicu, Fortaleza/CE.

Riachuelo − R. Washington Soares, nº 85, Água Fria, Fortaleza/CE.

Riachuelo − R. Barão do Rio Branco, nº 106 / 1.071, Centro, Fortaleza/CE.

Riachuelo – R. Desembargador Lauro Nogueira, nº 1.500, Papicu, Fortaleza/CE.

Atacadão – Av. Senador Carlos Jereissati, s/nº, Serrinha, Fortaleza/CE.

Atacadão − Av. General Osório de Paiva, nº 6.297, Canindezinho, Fortaleza/CE.

Cencosud – Av. Gov. Parsifal Barroso, nº 600, Pres. Kennedy, Fortaleza/CE.

Cencosud – R. Padre Valdevino, nº 920, Aldeota, Fortaleza/CE.

Cencosud – R. Des. Lauro Nogueira, nº 1.500, Papicu, Fortaleza/CE.

BR Home Center – Av. Washington Soares, nº 909, loja 108, Águas Frias, Fortaleza/CE.

Riachuelo – Av. Padre Cícero, nº 2.555, Triângulo, Juazeiro do Norte/CE.

Atacadão – Av. Padre Cícero, s/nº, Pres. Ernesto Geisel, Juazeiro do Norte/CE.

Riachuelo – Av. Senador Carlos Jereissati, nº 100, Jereissati II, Maracanaú/CE.

Riachuelo − Av. Monsenhor Aloísio, s/nº, Dom Expedito, Sobral/CE.

Atacadão – Av. Sem. Fernandes Távora, nº 605, Cidade Gerardo Cristino de Menezes, Sobral/CE.

 

ATENÇÃO: Há grande interesse em ampliar os pontos de coleta no município de Caucaia (CE), a fim de cumprir com a determinação do Acordo Setorial. Os estabelecimentos comerciais interessados podem entrar em contato com a Reciclus pelo e-mail: reciclus@reciclus.org.br.

 

Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse: https://reciclus.org.br/lista-de-pontos-de-coleta/

 

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

 

Destinação correta – O objetivo da Reciclus é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de sua vida útil e promover a destinação final ambientalmente adequada, garantindo que os materiais não estão sendo descartados em locais errados, vindo a prejudicar o meio ambiente.

O processo de separação dos componentes utiliza tecnologia avançada, sob circunstâncias especiais e em ambiente controlado, para que não haja a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos.

Basicamente, separam-se os componentes de metal (terminais de alumínio, soquetes, e estruturas metálicas), o vidro (em forma de tubo, ou outra), o pó fosfórico (pó branco contido no interior) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar.

É possível utilizar os resíduos na fabricação de vários outros produtos: vidros na produção de novos vidros para uso não alimentar; pinos de latão que podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais; e pó fosfórico que, uma vez livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

 

Sobre a RECICLUS

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 74 empresas associadas. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

 

Mais informações: www.reciclus.org.br ou pelo telefone (11) 5083-0201.

 

Siga a RECICLUS nas redes sociais:

– Facebook: https://pt-br.facebook.com/ReciclusOficial/

– Twitter: https://twitter.com/reciclus

_______________________________________________________________

Mais informações: Assessoria de imprensa da RECICLUS – PRESSTALK

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Programa RECICLUS, de logística reversa de lâmpadas de uso doméstico, chega ao Piauí

TERESINA, JUNHO de 2018 – Se você é consumidor doméstico, já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes, depois que elas queimam? Essas lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

Com a finalidade de realizar a coleta, destinação ambientalmente correta e a descontaminação desses resíduos, começou a funcionar no estado do Piauí o programa da Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais produtores e importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista.

A Reciclus implantou 3 pontos de entrega de lâmpadas pós-uso em Teresina, nos seguintes endereços:

Makro Teresina – Av. Higino Cunha, nº 2055 – Ilhotas, Teresina/PI.

Hiper BP Teresina – Av. Raul Lopes, nº 1000 (Teresina Shopping – Noivos), Teresina/PI.

Extra Teresina – Av. Presidente Kennedy, nº 501, São Cristóvão, Teresina/PI.

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

Destinação correta – O objetivo da Reciclus é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de sua vida útil e promover a destinação final ambientalmente adequada, garantindo que os materiais não estão sendo descartados em locais errados, vindo a prejudicar o meio ambiente.

O processo de separação dos componentes utiliza tecnologia avançada, sob circunstâncias especiais e em ambiente controlado, para que não haja a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos.

Basicamente, separam-se os componentes de metal (terminais de alumínio, soquetes, e estruturas metálicas), o vidro (em forma de tubo, ou outra), o pó fosfórico (pó branco contido no interior) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar.

É possível utilizar os resíduos na fabricação de vários outros produtos: vidros na produção de novos vidros para uso não alimentar; pinos de latão que podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais; e pó fosfórico que, uma vez livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

 

Sobre a RECICLUS

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 74 empresas associadas. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

 

Mais informações: www.reciclus.org.br ou pelo telefone (11) 5083-0201.

Siga a RECICLUS nas redes sociais: Facebook – @ReciclusOficial / Twitter – (@Reciclus)

_______________________________________________________________

Mais informações: PressTalk Comunicação Corporativa – Assessoria de imprensa da RECICLUS

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Reciclus participa da Feicon Batimat 2018

SÃO PAULO, ABRIL de 2018 – Se você é consumidor doméstico, já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes, depois que elas queimam? Essas lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

 

Com a finalidade de realizar a coleta, destinação ambientalmente correta e a descontaminação desses resíduos, está funcionando em 21 estados do País e no Distrito Federal o programa da Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais produtores e importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

 

Com o objetivo de demonstrar como o programa está sendo implantado em todo o País, a Reciclus participa, entre os dias 10 e 13 de abril de 2018, em São Paulo (SP), da Feicon Batimat 2018, que será realizada no São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, Km 1,5, Água Funda).

 

Em seu estande (A051), o público poderá conhecer mais sobre a logística reversa de lâmpadas fluorescentes, os endereços de coleta disponíveis e ter contato com o coletor Reciclus, desenvolvido especialmente para proteger os resíduos, evitando quebras, e garantindo a segurança no manuseio e no transporte.

 

O programa Reciclus é uma iniciativa que envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

 

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista.

 

A Reciclus implantou, até o mês de março de 2018, um total de 327 pontos de entrega em 65 cidades, mas o número cresce a cada semana.

 

Ao longo de 2017, mais de 29 toneladas de resíduos foram recolhidos, totalizando mais de 198 mil unidades de lâmpadas.

 

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

 

Destinação correta – O objetivo da Reciclus é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de sua vida útil e promover a destinação final ambientalmente adequada, garantindo que os materiais não estão sendo descartados em locais errados, vindo a prejudicar o meio ambiente.

 

O processo de separação dos componentes utiliza tecnologia avançada, sob circunstâncias especiais e em ambiente controlado, para que não haja a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos.

 

Basicamente, separam-se os componentes de metal (terminais de alumínio, soquetes, e estruturas metálicas), o vidro (em forma de tubo, ou outra), o pó fosfórico (pó branco contido no interior) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar.

 

É possível utilizar os resíduos na fabricação de vários outros produtos: vidros na produção de novos vidros para uso não alimentar; pinos de latão que podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais; e pó fosfórico que, uma vez livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

 

Sobre a RECICLUS

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa.

Atualmente conta com 73 empresas associadas. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

 

Mais informações e endereços dos pontos de coleta: www.reciclus.org.br ou pelo telefone (11) 5083-0201.

 

Siga a Reciclus nas redes sociais:

Facebook – @ReciclusOficial / Twitter – (@Reciclus)

_______________________________________________________________

Mais informações: Assessoria de imprensa da RECICLUS

Thais Abrahão – Thais@veropress.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Programa RECICLUS, de logística reversa de lâmpadas de uso doméstico, tem início no DF

Entidade Gestora instalou 13 pontos no DF e será responsável por financiar o processo, coletar, destinar e descontaminar os resíduos

BRASÍLIA, MARÇO de 2018 – Se você é consumidor doméstico, já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes, depois que elas queimam? Essas lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

Com a finalidade de realizar a coleta, destinação ambientalmente correta e a descontaminação desses resíduos, começou a funcionar no Distrito Federal o programa da Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais produtores e importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista.
A Reciclus implantou 13 pontos de entrega de lâmpadas pós-uso em Brasília, nos seguintes endereços:

Carrefour BST Taguatinga – QS 03 Rua 420, Área Especial, Lt2 – Águas Claras, Brasília/DF.
Leroy Taguatinga – QS 3 – Rua 420 – Lote 4 – Bloco B – Aguas Claras, Brasília/DF.
Carrefour BAN Brasília Terminal Norte – St. Setor Terminal Norte, Lote J, Asa Norte, Brasília/DF.
Extra BSB Norte – STN 716 S/N Lote A, Asa Norte, Brasília/DF.
Leroy Brasília Norte – SOF Norte – Área Especial – Conjunto A, Loja nº 02, Brasília/DF.
Extra Ceilândia – QNM 11 LOTE 6 S/N – Mezanino – Ceilândia, Brasília/DF.
Carrefour BSB Brasília Asa Sul – SCEE Sul Lote B, Guará, Brasília/DF.
Extra Park – SMAS, S/N – Trecho 3 Lote 5 – Guara, Brasília/DF.
Walmart Brasília – Sia Quadra 5-C Lote 256, s/n – Guará, Brasília/DF.
Extra BSB Sul S.I.A – SAI Lote 105 Trecho 12 – Sia/Sul, Brasília/DF.
Leroy Brasília – SMAS, Trecho 3, conjuntos 5 loja 1 Subsolo – St Mult Ativ Sul, Brasília/DF.
Makro Brasília – Sia Trecho 14 Lote 05, S/N – Zona Industrial (Guara), Brasília/DF.
DMS Reciclagem Ambiental – SDMC Quadra 05, Lotes 61 e 63 – Ceilândia, Brasília/DF.

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

Destinação correta – O objetivo da Reciclus é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de sua vida útil e promover a destinação final ambientalmente adequada, garantindo que os materiais não estão sendo descartados em locais errados, vindo a prejudicar o meio ambiente.
O processo de separação dos componentes utiliza tecnologia avançada, sob circunstâncias especiais e em ambiente controlado, para que não haja a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos.
Basicamente, separam-se os componentes de metal (terminais de alumínio, soquetes, e estruturas metálicas), o vidro (em forma de tubo, ou outra), o pó fosfórico (pó branco contido no interior) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar.
É possível utilizar os resíduos na fabricação de vários outros produtos: vidros na produção de novos vidros para uso não alimentar; pinos de latão que podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais; e pó fosfórico que, uma vez livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

Sobre a RECICLUS
A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 73 empresas associadas. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

Mais informações: www.reciclus.org.br ou pelo telefone (11) 5083-0201.
Siga a RECICLUS nas redes sociais: Facebook – @ReciclusOficial / Twitter –
(@Reciclus)
_______________________________________________________________
Mais informações: Assessoria de imprensa da RECICLUS
Thais Abrahão – Thais@veropress.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Assessoria de imprensa, geração de conteudo, Imprensa, assessoria, divulgação, Mídia, imagem,Thais Presstalk: Comunicação, conteúdo, público, engajamento, credibilidade, prestígio, media training em São Paulo

Agencia Veropress, Thais Abrahão, Comunicar gera mudanças: de atitude, de opinião, de hábitos, de rota, de humor, de planos, de postura. Quer lançar um produto inovador, divulgar uma ideia ou acontecimento, informar a sociedade sobre um fato, engajar o público em torno de um tema por meio da imprensa? Nós temos conhecimento e experiência para transformar expectativa em resultado concreto, de forma ética, efetiva e transparente.

PressTalk* News

Receba informações do nosso feed de notícias.