Vendas de Natal: comércio está otimista, mas cauteloso com contratações

O Natal ainda é a principal data do comércio brasileiro, tanto para os empresários do setor quanto para os consumidores, tanto que 77% dos lojistas da capital estão otimistas com as vendas em 2019, que devem ser as melhores nesse período nos últimos cinco anos, segundo mostrou sondagem recente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), entidade que hoje representa mais de 30 mil empresas do comércio na cidade.

 

Foram entrevistados 121 empresários entre os dias 18 e 22 de novembro, dos quais 33% têm de 1 a 5 empregados; 16% têm de 6 a 10; 17% de 11 a 20; 30% mais de 20 colaboradores e apenas 1% não têm funcionários.

 

Do total de respondentes à pesquisa, 30% afirmaram que pretendem contratar de 1 a 10 funcionários temporários para as vendas de Natal; 5% vão contratar mais de 20 colaboradores. Outros 62% afirmaram que não vão ampliar suas equipes no período.

 

O otimismo reflete também nas ações preferidas pelos lojistas para estimular as vendas. Em questão de múltipla escolha, os empresários informaram que irão investir em atendimento diferenciado (56%), divulgação (45%), promoções/liquidações (44%), diversificação no mix de produtos (40%), ampliação do estoque (29%) e em mais opções de pagamento (17%). Apenas 1% dos empresários consultados afirmou que não irá realizar nenhuma ação específica para o Natal.

 

Segundo a FecomercioSP, a expectativa é que o Natal e a Black Friday ajudem a gerar mais de 33 mil empregos temporários no estado de São Paulo, dos quais cerca de 12 mil só no comércio da capital.

 

“Ainda que a melhora no desempenho econômico não esteja como todos gostariam, os resultados da sondagem já mostram uma leve recuperação na confiança do empresário. O Natal é um momento especial para o lojista, é a chance de oferecer ao cliente uma excelente experiência de compra e para isso o empresário deve se planejar, capacitar sua equipe, investir na divulgação e ampliar os estoques”, afirma Ruy Pedro de Moraes Nazarian, presidente do Sindilojas-SP.

 

O Sindilojas-SP orienta os lojistas associados com dúvidas sobre assuntos ligados ao varejo pelo telefone (11) 2858 8400.

 

Conheça as vantagens de ser um associado Sindilojas-SP: http://sindilojas-sp.org.br/seja-associado/

_______________________________________________________________

Mais informações:

Presstalk Comunicação Corporativa – Assessoria de imprensa do Sindilojas-SP

Thais Abrahão (thais@presstalk.com.br) – (11) 9 9900-8402 / (11) 3061-2263 e Rosana Monteiro – (rosana@presstalk.com.br) – (11) 3062-0843

 

Compartilhe

Assessoria de imprensa, geração de conteudo, Imprensa, assessoria, divulgação, Mídia, imagem,Thais Presstalk: Comunicação, conteúdo, público, engajamento, credibilidade, prestígio, media training em São Paulo

Agencia Veropress, Thais Abrahão, Comunicar gera mudanças: de atitude, de opinião, de hábitos, de rota, de humor, de planos, de postura. Quer lançar um produto inovador, divulgar uma ideia ou acontecimento, informar a sociedade sobre um fato, engajar o público em torno de um tema por meio da imprensa? Nós temos conhecimento e experiência para transformar expectativa em resultado concreto, de forma ética, efetiva e transparente.

PressTalk* News

Receba informações do nosso feed de notícias.