Sindilojas-SP orienta como evitar problemas na Black Friday
SÃO PAULO, NOVEMBRO de 2019 – A sexta-feira, dia 29 de novembro, mais conhecida como Black Friday, já se tornou uma das principais datas para o comércio brasileiro, tão aguardada por consumidores e lojistas. Entretanto, é preciso cautela para evitar que uma oferta, aparentemente imperdível, se transforme em dor de cabeça ou problema.
“Antes de tudo, o consumidor deve pesquisar bastante ao adquirir os produtos e não se deixar levar pelo impulso, avaliando o real valor daquele item em sua vida”, orienta Valquiria Furlani, gerente jurídica do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), entidade que hoje representa mais de 30 mil empresas do comércio na cidade.
Para a especialista, outro cuidado que o consumidor precisa ter é em relação às formas de pagamento. “Verifique a credibilidade do site em que está realizando a compra antes de inserir os seus dados pessoais e do cartão de crédito, assim como cheque as condições de parcelamento e frete para não ser surpreendido depois”, diz Valquiria.
A advogada do Sindilojas-SP lembra ainda que o arrependimento de 7 dias não é válido para compras nos estabelecimentos comerciais. “Esse direito é garantido apenas àqueles quem fizeram as compras on line, por telefone ou catálogo, já que não tiveram contato direto com o produto antes de adquiri-lo, o que possibilita conhecer o material e as dimensões do mesmo”, exemplifica.
Já para os lojistas, a credibilidade deve ser um aspecto valorizado para conquistar o consumidor e evitar problemas na Black Friday, na opinião da especialista do Sindilojas-SP. “O comerciante deve cumprir a oferta anunciada, conforme prevê o Art. 30 do Código de Defesa do Consumidor, e realizar descontos verdadeiros, para não ‘queimar’ a imagem da loja”, diz.
Outra postura que segundo ela ajuda a fidelizar o público é disponibilizar as ofertas já no início de novembro, para que os consumidores possam realizar suas pesquisas para antecipar compras de Natal.
Por fim, a advogada reforça a necessidade de proporcionar uma boa experiência de compra, ter estoque suficiente, oferecer plataformas seguras para pagamento e entrega dos produtos e respeitar a legislação acerca da afixação correta de preços. “Muitas dessas iniciativas não exigem grandes investimentos, porém trazem excelente retorno, pois garantem que o consumidor fique satisfeito, divulgue o canal de vendas e volte a comprar, tudo o que o comerciante quer”, conclui a advogada do Sindilojas-SP.
Conheça outras dicas para evitar problemas na Black Friday:
– Planeje a sua participação na Black Friday
Defina detalhadamente como será a promoção, se as vendas serão na loja física, on line ou em ambos, quais itens os seus consumidores mais procuram e o mix de produtos envolvidos.
– Tenha um parceiro tecnológico de confiança
Não adianta ter um bom produto e um bom preço, se ao tentar adquiri-lo o consumidor se frustra, pois o site não funciona. Esteja preparado para os picos de demanda e tenha um sistema de pagamentos eficiente.
– Promoção sem riscos
Negocie com seus fornecedores condições diferenciadas e estude os limites para os descontos ao consumidor, a fim de não colocar em risco a saúde financeira da empresa.
– Vitrine é o seu cartão de visitas
Capriche na apresentação dos seus produtos, valorizando-os, pois a vitrine pode determinar que o consumidor entrará ou não na sua loja. O mesmo acontece com o seu site: quanto mais fácil de navegar e rápido, mais vendedor.
– Cuide da experiência de compra
No meio digital, mantenha o site atualizado com as ofertas, seja claro quanto a trocas e devoluções, informe o estoque e detalhe a descrição do item. Na loja física, mantenha a equipe treinada e motivada, afixe corretamente os preços e atente para as regras do Código de Defesa do Consumidor.
O Sindilojas-SP orienta os lojistas associados com dúvidas sobre o assunto pelo telefone (11) 2858 8400.
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