Sindilojas-SP orienta como evitar problemas na Black Friday

SÃO PAULO, NOVEMBRO de 2019 – A sexta-feira, dia 29 de novembro, mais conhecida como Black Friday, já se tornou uma das principais datas para o comércio brasileiro, tão aguardada por consumidores e lojistas. Entretanto, é preciso cautela para evitar que uma oferta, aparentemente imperdível, se transforme em dor de cabeça ou problema.

“Antes de tudo, o consumidor deve pesquisar bastante ao adquirir os produtos e não se deixar levar pelo impulso, avaliando o real valor daquele item em sua vida”, orienta Valquiria Furlani, gerente jurídica do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), entidade que hoje representa mais de 30 mil empresas do comércio na cidade.

Para a especialista, outro cuidado que o consumidor precisa ter é em relação às formas de pagamento. “Verifique a credibilidade do site em que está realizando a compra antes de inserir os seus dados pessoais e do cartão de crédito, assim como cheque as condições de parcelamento e frete para não ser surpreendido depois”, diz Valquiria.

A advogada do Sindilojas-SP lembra ainda que o arrependimento de 7 dias não é válido para compras nos estabelecimentos comerciais. “Esse direito é garantido apenas àqueles quem fizeram as compras on line, por telefone ou catálogo, já que não tiveram contato direto com o produto antes de adquiri-lo, o que possibilita conhecer o material e as dimensões do mesmo”, exemplifica.

Já para os lojistas, a credibilidade deve ser um aspecto valorizado para conquistar o consumidor e evitar problemas na Black Friday, na opinião da especialista do Sindilojas-SP. “O comerciante deve cumprir a oferta anunciada, conforme prevê o Art. 30 do Código de Defesa do Consumidor, e realizar descontos verdadeiros, para não ‘queimar’ a imagem da loja”, diz.

Outra postura que segundo ela ajuda a fidelizar o público é disponibilizar as ofertas já no início de novembro, para que os consumidores possam realizar suas pesquisas para antecipar compras de Natal.

Por fim, a advogada reforça a necessidade de proporcionar uma boa experiência de compra, ter estoque suficiente, oferecer plataformas seguras para pagamento e entrega dos produtos e respeitar a legislação acerca da afixação correta de preços. “Muitas dessas iniciativas não exigem grandes investimentos, porém trazem excelente retorno, pois garantem que o consumidor fique satisfeito, divulgue o canal de vendas e volte a comprar, tudo o que o comerciante quer”, conclui a advogada do Sindilojas-SP.

 

Conheça outras dicas para evitar problemas na Black Friday:

 

– Planeje a sua participação na Black Friday

Defina detalhadamente como será a promoção, se as vendas serão na loja física, on line ou em ambos, quais itens os seus consumidores mais procuram e o mix de produtos envolvidos.

 

– Tenha um parceiro tecnológico de confiança

Não adianta ter um bom produto e um bom preço, se ao tentar adquiri-lo o consumidor se frustra, pois o site não funciona. Esteja preparado para os picos de demanda e tenha um sistema de pagamentos eficiente.

 

– Promoção sem riscos

Negocie com seus fornecedores condições diferenciadas e estude os limites para os descontos ao consumidor, a fim de não colocar em risco a saúde financeira da empresa.

 

– Vitrine é o seu cartão de visitas

Capriche na apresentação dos seus produtos, valorizando-os, pois a vitrine pode determinar que o consumidor entrará ou não na sua loja. O mesmo acontece com o seu site: quanto mais fácil de navegar e rápido, mais vendedor.

 

– Cuide da experiência de compra

No meio digital, mantenha o site atualizado com as ofertas, seja claro quanto a trocas e devoluções, informe o estoque e detalhe a descrição do item. Na loja física, mantenha a equipe treinada e motivada, afixe corretamente os preços e atente para as regras do Código de Defesa do Consumidor.

 

O Sindilojas-SP orienta os lojistas associados com dúvidas sobre o assunto pelo telefone (11) 2858 8400.

 

Conheça as vantagens de ser um associados Sindilojas-SP: http://sindilojas-sp.org.br/seja-associado/

_______________________________________________________________

Mais informações:

Presstalk Comunicação Corporativa – Assessoria de imprensa do Sindilojas-SP

Thais Abrahão (thais@presstalk.com.br) – (11) 9 9900-8402 / (11) 3061-2263 e Rosana Monteiro – (rosana@presstalk.com.br) – (11) 3062-0843

 

 

Compartilhe

Assessoria de imprensa, geração de conteudo, Imprensa, assessoria, divulgação, Mídia, imagem,Thais Presstalk: Comunicação, conteúdo, público, engajamento, credibilidade, prestígio, media training em São Paulo

Agencia Veropress, Thais Abrahão, Comunicar gera mudanças: de atitude, de opinião, de hábitos, de rota, de humor, de planos, de postura. Quer lançar um produto inovador, divulgar uma ideia ou acontecimento, informar a sociedade sobre um fato, engajar o público em torno de um tema por meio da imprensa? Nós temos conhecimento e experiência para transformar expectativa em resultado concreto, de forma ética, efetiva e transparente.

PressTalk* News

Receba informações do nosso feed de notícias.