Equivalência entre lâmpadas: tudo o que você precisa saber

SÃO PAULO, FEVEREIRO de 2020 ‒ Você sabe como funciona a equivalência entre lâmpadas? Há um mito de que a evolução no segmento de iluminação com o advento do LED complicou a tarefa de comprar uma lâmpada, já que estávamos acostumados a utilizar os Watts (potência) como critério de escolha, quando o ideal é saber o quanto a lâmpada vai iluminar, gastando menos energia possível.

 

Para termos ideia e como funciona a equivalência entre lâmpadas, um modelo incandescente de 60W corresponde a uma fluorescente compacta de 15W, que por sua vez equivale a uma LED de 9W.

 

Mas tudo isso fica mais simples quando se compara a quantidade de Lúmen (lm) de cada lâmpada, que é a unidade de medida do fluxo luminoso emitido.

 

Todos os modelos citados no exemplo de equivalência entre lâmpadas proporcionam fluxo luminoso semelhante, mas é justamente a menor potência que faz com que as LED tenham a melhor eficiência luminosa.

 

Para estimular essa mudança cultural no consumidor, a Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) lança uma nova campanha educativa, intitulada: “Equivalência entre lâmpadas: tudo o que você precisa saber”. O objetivo é informar o público para que adote o melhor critério na hora de adquirir um produto de iluminação.

 

Confira as dicas:

 

– Watt (W) é a quantidade de energia que uma lâmpada consome, ou seja, não tem relação com a quantidade de luz que ela produzirá.

 

– Lúmen (lm) é a quantidade de luz que sua lâmpada vai produzir. Este deve ser o critério mais importante ao adquirir o produto.

 

– Hoje, com as novas tecnologias, uma quantidade de luz maior nem sempre está associada a uma maior potência consumida por uma lâmpada.

 

– Ao comparar duas lâmpadas com a mesma potência, prefira a que oferecer mais lúmens. Você vai iluminar adequadamente seu ambiente, gastando menos.

 

– Algumas embalagens de LED trazem as equivalências com as fluorescentes e incandescentes, usando o dado do fluxo luminoso (lm) para orientar o consumidor nas substituições.

 

– Oriente sua escolha pelo fluxo luminoso adequado ao ambiente e não apenas pelo consumo, que no LED será sempre menor que o de outras tecnologias.

 

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W. Todas têm fluxo luminoso semelhante. A menor potência do LED é que faz com que tenha a melhor eficiência luminosa e o melhor retorno financeiro.

 

– O rendimento luminoso indica quantos lúmens são produzidos a cada Watt de energia consumido. Quanto maior o valor, mais vantajosa é a lâmpada.

 

– Hoje não faz mais sentido escolher a lâmpada pela potência (Watt), pois nem sempre uma lâmpada de maior potência ilumina mais que a de potência inferior.

 

– Quando queremos iluminar uma área, o que interessa é o fluxo luminoso, ou a quantidade de luz emitida pela lâmpada, ou seja, a quantidade de lúmens (lm).

 

Sobre a ABILUMI

A ABILUMI (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação), criada em janeiro de 2005, tem por objetivo congregar e defender os interesses das empresas atuantes no segmento de importação e distribuição de produtos de iluminação. Seus principais esforços são dirigidos para o apoio ao desenvolvimento de normas universais e o aprimoramento dos produtos oferecidos no mercado brasileiro.

 

A entidade apoia os programas de Eficiência Energética nos diversos organismos governamentais e entidades de classe e coopera com os poderes públicos nos estudos e soluções dos problemas que se relacionem com os interesses e questões de caráter comercial das associadas, como o Ministério das Minas e Energia, Procel e Inmetro, entre outros.

Mais informações: www.abilumi.org.br

_______________________________________________________________

Mais informações: Presstalk Comunicação – Assessoria de imprensa da Abilumi

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Compartilhe

Assessoria de imprensa, geração de conteudo, Imprensa, assessoria, divulgação, Mídia, imagem,Thais Presstalk: Comunicação, conteúdo, público, engajamento, credibilidade, prestígio, media training em São Paulo

Agencia Veropress, Thais Abrahão, Comunicar gera mudanças: de atitude, de opinião, de hábitos, de rota, de humor, de planos, de postura. Quer lançar um produto inovador, divulgar uma ideia ou acontecimento, informar a sociedade sobre um fato, engajar o público em torno de um tema por meio da imprensa? Nós temos conhecimento e experiência para transformar expectativa em resultado concreto, de forma ética, efetiva e transparente.

PressTalk* News

Receba informações do nosso feed de notícias.