Veja aqui outros releases de nossos clientes

ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos)

Cuidados paliativos são oportunidade para cirurgiões-dentistas

SÃO PAULO, OUTUBRO de 2024 − Cuidados Paliativos são oportunidade de carreira para cirurgiões-dentistas. A boca é um órgão que desempenha funções vitais, como fala e mastigação. Cerca de 75% dos pacientes em Cuidados Paliativos, independentemente do momento da história natural da doença, apresentam algum sofrimento relacionado à boca. Ciente disso, o Comitê de Odontologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) realiza o webinar “Ações e competências do cirurgião-dentista nos Cuidados Paliativos”.

 

A palestra online acontece no dia 31/10, quinta-feira, às 20h, e é voltada a cirurgiões-dentistas interessados no tema e profissionais da equipe multiprofissional da área.

 

O encontro contará com a presença das especialistas da ANCP: Sumatra Jales, coordenadora do Comitê de Odontologia; Regina Maria Raffaele, coordenadora de Ações de Ensino e Práticas Profissionalizantes; Monira Kallás, coordenadora de Ações em Ciência e Tecnologia; e Mariana Sarmet, secretária do Comitê de Odontologia.

 

Elas irão abordar as ações, competências e desafios do cirurgião-dentista na assistência aos pacientes frente à nova Política Nacional de Cuidados Paliativos.

 

A Odontologia ainda não é reconhecida como área de atuação ou especialidade nos Cuidados Paliativos no Brasil, motivo pelo qual ainda poucos serviços contam com a presença do cirurgião-dentista integrado à equipe, o que significa um caminho aberto para aprimoramento profissional.

 

Existem cuidados odontológicos que podem ser oferecidos aos pacientes e cursos de formação específicos, porém poucos cirurgiões-dentistas se interessam pela área, seja por desconhecimento, falta de formação ou oportunidade.

 

Com a intenção de conhecer o perfil dos cirurgiões-dentistas que atuam na assistência de pacientes com essas características, o comitê de Odontologia realizou um mapeamento deste profissional, no que diz respeito à sua atuação, formação e inserção na área. Os dados preliminares serão apresentados neste webinar.

 

Webinar gratuito “Ações e competências do cirurgião-dentista nos cuidados paliativos”.

Data: 31/10, às 20h

AO VIVO

YouTube: @TVANCP

Instagram: @ancpaliativos.br

 

Sobre a ANCP

 

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) é uma associação científica, fundada em 2005, que tem como objetivo congregar profissionais com interesse no desenvolvimento, ensino e implementação da área no Brasil. É a entidade oficial de representação multiprofissional da prática paliativa no Brasil. Sua atuação abrange a representação dos profissionais que trabalham em Cuidados Paliativos, promovendo ações de fomento e desenvolvimento de educação, pesquisa e atividades profissionais.

 

A ANCP também busca parcerias com instituições, públicas e privadas, governamentais nacionais e internacionais, entidades de classe e associações de apoio a pacientes e familiares, a fim de que estimular a implementação desses serviços no Brasil, que comprovadamente aumentam a qualidade de vida dos pacientes e promovem melhor gestão nas instituições de saúde.

_______________________________________________________________

Mais informações:

Presstalk Comunicação Corporativa – Assessoria de imprensa da ANCP

Thais Abrahão (thais@presstalk.com.br) – (11) 9 9900-8402 / (11) 3061-2263 e Rosana Monteiro – (rosana@presstalk.com.br) – (11) 3062-0843

 

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos – 12 de outubro

SÃO PAULO, OUTUBRO de 2024 − O próximo sábado, dia 12 de outubro de 2024, é o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. A data é celebrada todos os anos no segundo sábado do mês de outubro e foi criada pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental, que se concentra no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e Hospices. No Brasil, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) apoia e incentiva a campanha.

 

O objetivo de celebrar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é chamar a atenção da sociedade para a importância do cuidado paliativo, uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual.

 

Estima-se que no Brasil, hoje, quase 600 mil brasileiros adultos e cerca de 34 mil crianças necessitem receber cuidados paliativos. No entanto, a oferta destes serviços no Brasil ainda é bastante insuficiente: um serviço para cada 1,6 milhão de pessoas na rede pública, e um serviço para cada 1,4 milhão na rede privada.

 

Há expectativas de que esse cenário mude, pois o ano de 2024 é considerado um marco histórico para os cuidados paliativos, com a criação da Política Nacional de Cuidados Paliativos (Portaria GM/MS nº 3.681, de 7 de maio de 2024), que inova ao contemplar importantes ações, dentre elas, a criação de equipes matriciais e assistenciais em todo o território nacional, a capacitação de profissionais de saúde em cuidados paliativos, principalmente na atenção primária, e a melhoria do acesso a medicamentos.

 

“O cuidado paliativo é um cuidado básico de saúde, que não é indicado apenas a pacientes em final de vida. Temos visto avanços no crescimento do número de serviços e na conscientização da população. Ainda há muito o que fazer, mas agora com uma Política que permita planejamento, financiamento, organização nacional para o desenvolvimento da atividade, educação e acesso a medicamentos, temos certeza que o cuidado paliativo atingirá uma parcela maior de brasileiros, levando qualidade de vida a pacientes e suas famílias”, avalia Rodrigo Kappel Castilho, médico intensivista especializado em cuidados paliativos e presidente da ANCP.

 

Sobre a ANCP

 

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) é uma associação científica, fundada em 2005, que tem como objetivo congregar profissionais com interesse no desenvolvimento, ensino e implementação dos Cuidados Paliativos no Brasil. É a entidade oficial de representação multiprofissional da prática paliativa no Brasil. Sua atuação abrange a representação dos profissionais que trabalham em Cuidados Paliativos, promovendo ações de fomento e desenvolvimento de educação, pesquisa e atividades profissionais.

 

A ANCP também busca parcerias com instituições, públicas e privadas, governamentais nacionais e internacionais, entidades de classe e associações de apoio a pacientes e familiares, a fim de que estimular a implementação de serviços de Cuidados Paliativos no Brasil, que comprovadamente aumentam a qualidade de vida dos pacientes e promovem melhor gestão nas instituições de saúde.

_______________________________________________________________

Mais informações:

Presstalk Comunicação Corporativa – Assessoria de imprensa da ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos)

Thais Abrahão (thais@presstalk.com.br) – (11) 9 9900-8402 / (11) 3061-2263 e Rosana Monteiro – (rosana@presstalk.com.br) – (11) 3062-0843

Evento debate Abordagem Multiprofissional em Cuidados Paliativos

SÃO PAULO, MAIO de 2024 – A Academia Estadual de Cuidados Paliativos – SP, em parceria com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), e com apoio do A.C. Camargo Cancer Center, realiza no dia 25/05 (sábado), das 9h às 12h, a primeira edição do Café Paliativo Integrativo, com o tema “Cuidados Paliativos Integrados, abordagem multiprofissional em diferentes cenários”.

 

O evento é gratuito e direcionado a profissionais da área da saúde, estudantes, associados da AECP-SP e não associados, paliativistas ou não paliativistas. As inscrições para o evento presencial no A.C. Camargo Cancer Center (Anfiteatro José Ermírio de Morais – Rua Tamandaré, nº 764, Liberdade, São Paulo/SP.) estão esgotadas, mas o encontro será transmitido também ao vivo online, pela plataforma Microsoft Teams.

 

Haverá a discussão multiprofissional de dois casos clínicos, sendo um de pediatria e um adulto, com a participação da equipe do A.C. Camargo envolvida nos atendimentos.

 

Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual.

 

Serviço:

Café Paliativo Integrativo – “Cuidados Paliativos Integrados, abordagem multiprofissional em diferentes cenários”.

Data: 25/05 (sábado), das 9h às 12h

Local: A.C. Camargo Cancer Center (Anfiteatro José Ermírio de Morais – Rua Tamandaré, nº 764, Liberdade, São Paulo/SP.) e também online.

 

Link da transmissão ao vivo estará disponível no dia do evento.

 

Mais informações: https://www.instagram.com/ancp_sp/

_______________________________________________________________

Mais informações:

Presstalk Comunicação Corporativa – Assessoria de imprensa da ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos)

Thais Abrahão (thais@presstalk.com.br) – (11) 9 9900-8402 / (11) 3061-2263 e Rosana Monteiro – (rosana@presstalk.com.br) – (11) 3062-0843

Assessoria de imprensa, geração de conteudo, Imprensa, assessoria, divulgação, Mídia, imagem,Thais Presstalk: Comunicação, conteúdo, público, engajamento, credibilidade, prestígio, media training em São Paulo

Agencia Veropress, Thais Abrahão, Comunicar gera mudanças: de atitude, de opinião, de hábitos, de rota, de humor, de planos, de postura. Quer lançar um produto inovador, divulgar uma ideia ou acontecimento, informar a sociedade sobre um fato, engajar o público em torno de um tema por meio da imprensa? Nós temos conhecimento e experiência para transformar expectativa em resultado concreto, de forma ética, efetiva e transparente.

PressTalk* News

Receba informações do nosso feed de notícias.